e-Book : ARTIGOS MAÇÔNICOS SELECIONADOS


Caros Irmãos

Segue abaixo introdução e o sumário de temas,  da obra, para vossa ciência.

Para aquisição clique AQUI


INTRODUÇÃO

A você, meu Irmão, que acabou de ser iniciado na Maçonaria ou mesmo que já trilha este caminho há algum tempo, dedico estas peças de arquitetura como convites à reflexão. 

O Irmão há de concordar que, não raro, a alta demanda por trabalhos no início do aprendizado maçônico é bastante contrastante com a carência de um desenvolvimento cultural estruturado posterior, principalmente após atingirmos o último grau simbólico de nossa Sublime Instituição: o Mestrado Maçônico. E mesmo o grande número de trabalhos demandados dos Neófitos apresentam alguns sérios problemas, por exemplo: repetição de temas, pouco aprofundamento nos mesmos, falta de planejamento em Loja para debates mais enriquecedores, falta de orientação referente às fontes de leitura e pesquisa, o que gera um outro sério problema: o plágio ou apresentação de fontes sem a devida referência, etc.

Mas não nos cabe desanimar. Cada iniciação é uma nova promessa e o investimento em nossos Aprendizes é o que garantirá uma plêiade de Mestres com a capacitação adequada para conduzir esta Ordem ao seu lugar merecido. Um lugar que não pode ser, em absoluto, estático ou apático. 

Esta modesta obra, meus Irmãos, reúne alguns trabalhos que retratam momentos diversos de um mesmo homem. “Flashes” tirados em momentos e contextos diversos não só da vida maçônica como profana. Retratos da evolução de um modo de pensar. Se a evolução foi positiva ou não... deixo para a posteridade julgar. 

Parafraseando Heráclito: “Tudo flui, nada permanece! ”, logo as nossas visões de mundo, aliadas às experiências de vida servem de malho e cinzel para desbastar uma Pedra que nunca atinge a perfeição, mas que se enriquece e apresenta nuances, brilhos e mesmo sombras a cada novo amanhecer.
Doze anos de vivência na Arte Real pode não ser tanto tempo, mas já confere, ao peregrino, uma visão mais realista da nossa Ordem, em tudo que ela tem de belo ou mesmo de seus problemas pontuais e crônicos. 
Nas entrelinhas de cada trabalho apresentado; nas verdades não ditas, mas intuídas; nas  impressões “sussurradas” entre um parágrafo e outro os leitores poderão captar visões de mundo maçônico diferentes, conceitos lapidados pelo tempo e pelas experiências boas e não tão boas da caminhada. 
Felizmente posso assegurar que as vivências positivas superam em muito as negativas. E com ambas aprendemos sempre.
Esta pequena obra é uma pausa para olhar para trás. Um momento de repouso e reflexão “entre safras”. E ela vem à tona em um momento de real mudança, de renascimento na Ordem. Uma transição de uma ritualística mais espiritualizada para uma prática mais humanista em um novo caminho que se descortina à minha frente. 
Com a diferença que, doravante, levo na mochila ainda a empolgação, vibração, legalidade, comprometimento e energia do Aprendiz, porém temperados com a prudência, a resiliência, a tolerância, a paciência e a serenidade de um Mestre relativamente calejado pelo caminhar.
Velhos conceitos e certezas mudaram, ao longo do caminho, como as águas de um rio que fluem e se moldam às rochas. Novos teses e hipóteses surgiram, novas luzes mudaram suas faces e outras “certezas” foram totalmente postas de lado e isto tudo, sem dúvida, reflete-se nestes doze matizes, doze trabalhos ao longo de uma década.
O grande Pessoa, em um de seus heterônimos, nos brinda com esta pérola da nossa Flor do Lácio, a qual eu tomo a liberdade de emprestar e, humildemente, compartilhar com os Irmãos:
Nem sempre sou igual no que digo e escrevo.
Mudo, mas não mudo muito.
A cor das flores não é a mesma ao sol
De que quando uma nuvem passa
Ou quando entra a noite
E as flores são cor da sombra.
Mas quem olha bem vê que são as mesmas flores.
Por isso quando pareço não concordar comigo,
Reparem bem para mim:
Se estava virado para a direita,
Voltei-me agora para a esquerda,
Mas sou sempre eu, assente sobre os meus pés —
O mesmo sempre, graças ao céu e à terra
E aos meus olhos e ouvidos atentos
E à minha clara simplicidade de alma...
(Alberto Caeiro)
Isto posto, meus Irmãos, esperamos que este singelo compêndio de peças de arquitetura publicadas na Revista “A Verdade” e selecionadas para os Irmãos, possa ajudar de alguma forma a manter acesa a chama que aquece os vossos corações Livres e de Bons Costumes e estimular a cultura entre nossas Colunas.
Tenham todos uma ótima leitura!


SUMÁRIO

O SÍMBOLO PERDIDO
ZOROASTRO
CASTIGOS FÍSICOS COMO FORMA DE EDUCAÇÃO?
A CONSCIÊNCIA EXTRACORPÓREA

   DEFINIÇÃO
   DIMENSÕES E TIPOS DE CONSCIÊNCIA
   RISCOS DA PROJEÇÃO ASTRAL CONSCIENTE
   UTILIDADE E BENEFÍCIOS DA PROJEÇÃO CONSCIENTE
   RELAXAMENTO
   FASES DA PROJEÇÃO ASTRAL
   TÉCNICAS DE PROJEÇÃO CONSCIENTE

O PODER DO EXEMPLO NAS BATALHAS MAÇÔNICAS DA ATUALIDADE
   RETROSPECTO HISTÓRICO
   OS DESAFIOS DA ATUALIDADE
FRATERNIDADE versus LEGALIDADE
O TEMPO DE CADA UM

GRÉCIA E EGITO
   TEOGÊNESE EGÍPCIA
   TEOGÊNESE GREGA
   RELIGIOSIDADE DO POVO GREGO ARCÁICO

OBSERVATÓRIO SOCIAL : Transformando Indignação em Atitude
A FORMAÇÃO MAÇÔNICA: Considerações sobre o Processo de Iniciação

   SOBRE AS SINDICÂNCIAS
   SINDICÂNCIA COM O PROPOSTO
   SINDICÂNCIA COM A COMPANHEIRA DO CANDIDATO.

QUE VINDES FAZER AQUI?
FÍSICA MAÇÔNICA
CONSIDERAÇÕES FINAIS DO AUTOR
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS










Postagens mais visitadas

Mario Vasconcelos

Minha foto
Brazil
Ouse buscar o conhecimento pelos seus próprios meios. Duvide. Questione sempre. Você será o único a desfrutar (ou sofrer) quando descobrir sua própria verdade.