O Mestre Hiram Chora

Sim. Ele, Hiram Abif, o protagonista de uma das principais lendas da Maçonaria, chora ao ver o declínio de uma fraternidade que já teve seus momentos de gloriosa luta e significativas vitórias na História Mundial.

A  Ordem Maçônica, atravessa  uma  séria crise mundial que precisa ser enfrentada com coragem e energia.

A Evasão Maçônica é um fato e diversas Potências buscam soluções para conter este sério problema.

O vídeo no final desta postagem é apenas uma ilustração deste fenômeno de esvaziamento nos quadros das Lojas.

Outro trabalho publicado e que reflete o problema e apresenta algumas sugestões é a Obra ELOS PARTIDOS - Disgnóstico e Prevenção da Evasão Maçônica.



Clique na Imagem acima para ler a Introdução
e o índice de temas abordados na obra.


Este espaço virtual se propõe a engrossar as fileiras na luta pela nossa Ordem que tanto tem a colaborar para a formação do homem e da sociedade.

Há muitos caminhos para trazer nova Força e Vigor à atuação Maçônica no trabalho de aperfeiçoar o homem e, consequentemente, o mundo em que vivemos.

Mas estes caminhos passam, necessariamente, por uma urgente e, doravante, contínua reflexão e autocrítica das Pedras que formam esta catedral, ou sejam, seus membros espalhados pelo planeta e, em nosso caso específico, por esta generosa Nação Brasileira.

A Maçonaria não pode mais se dar ao luxo de permanecer deitada sobre os louros das conquistas passadas e é certo que homens dignos se levantam aqui e ali com determinação e coragem para lutar pelo Brasil, mas ainda estamos longe de um trabalho planejado, estruturado e bem executado.

Cada Mestre de uma Loja precisa assumir sua responsabilidade neste contexto sem se deixar tomar pela vaidade ou ilusão de que sua jornada terminou após a exaltação.

O texto O Mestre e a Luta Contra a Vaidade aborda alguns aspectos importantes da postura esperada de um Mestre.

Na verdade no Mestrado Maçônico é onde o verdadeiro e mais árduo trabalho deve começar. 

Não podemos mais planejar os trabalhos de nossas Oficinas apenas para o próximo semestre. Não! A visão tem que ir mais além. Urge que saibamos onde queremos estar dentro de dez, vinte anos! Pois se não soubermos onde queremos chegar, qualquer caminho serve, ou seja, não chegaremos a lugar nenhum.

T:.F:.A:.


Contato


Postagens mais visitadas

Mario Vasconcelos

Minha foto
Brazil
Ouse buscar o conhecimento pelos seus próprios meios. Duvide. Questione sempre. Você será o único a desfrutar (ou sofrer) quando descobrir sua própria verdade.