Lojas "Quatuor Coronati" e a Pesquisa Maçônica.



"Somos eternos Aprendizes!"



Talvez esta seja a frase que mais ouvimos em nossa caminhada pela vida Maçônica, mas será que vivenciamos, de verdade, este sentimento?

Partindo da premissa que sim nossa Ordem passa a ser um rico manancial para este aperfeiçoamento do homem e, por consequência, da sociedade.

E, uma das primeiras habilidades que deveríamos desenvolver é a de buscarmos conhecimento em bases sólidas, aprender a Pesquisar.

Com este propósito foi criada, em 1884, a Loja Quatuor Coronati n° 2076, a primeira Loja voltada exclusivamente para a Pesquisa Maçônica.



A Loja Quatuor Coronati nº 2076 se reúne cinco vezes por ano:
  • na segunda quinta-feira de novembro (instalação)
  • terceira quinta-feira de fevereiro
  • segunda quinta-feira em maio
  • quarta quinta-feira de junho
  • e segunda quinta-feira em setembro.


As reuniões da loja geralmente são realizadas no "Freemasons 'Hall, Great Queen Street, Londres". Sede da Grande Loja Unida da Inglaterra.

Origem do Nome "Quatuor Coronati"



Significando "Os Quatro Coroados" este nome teve origem em uma lenda, segundo a qual, na região da Panônia e durante o governo de Diocleciano, este solicitou a quatro pedreiros que esculpissem uma estátua em homenagem a um deus pagão (Esculápio). 

Os artesãos, fieis às suas convicções religiosas, se recusaram e, por isso, foram martirizados, tendo as cabeças adornadas com uma coroa de pregos que penetraram seus crânios sem os matar.

Foram então colocados em caixas de ferro e atirados ao mar ainda vivos.

Após a estátua ser erguida, quatro soldados receberam ordens de oferecerem incenso ao deus e também se recusaram o que lhes custou a vida.

Fato é que a simbologia oculta nesta alegoria nos remete à grande dificuldade representada pelo trabalho de pesquisa maçônico.

O papel (e a Internet) aceita tudo e é muito fácil criar teorias mirabolantes baseadas em "achismos" e "inverdades tradicionais" que, de tanto repetidas e passadas adiante sem questionamento algum, acabam obtendo o status de fato irrefutável.

Difícil mesmo é mergulhar no trabalho de "minerar" a verdade, de pesquisar com método e referências em fontes bibliográficas de qualidade e documentos confiáveis.

Esta é a principal missão na qual se lançam os membros destas Oficinas de Pesquisa Maçônica.

Os Frutos do Trabalho


A Loja Quatuor Coronati n° 2076, primeira nesta nobre seara, foi consagrada em 1886 e, a partir de 1888 passou a receber trabalhos dos Irmãos, submetê-los a rigorosos criterios acadêmicos de seleção e publicá-los em sua revista anual, a AQC (Ars Quatuor Coronatorum).

Os Irmãos de todo o mundo podem assinar esta publicação e, assim, participarem do Círculo de Correspondência da Quatuor Coronati recebendo, anualmente, esta joia da literatura maçônica mundial que está na sua edição número 132 (Ilustração abaixo).





Além disso a Loja também promove, para os assinantes do Círculo de Correspondência, Conferências anuais em diversos países. Este ano o evento será realizado em Massachusetts, Boston, de 18 a 20 de setembro.


A Quatuor Coronati São Paulo


Considerando a importância da formação continuada dos Maçons nos campos cultural, ético, espiritual e outros;

Considerando a necessidade de uma Loja que concentre, coordene e desenvolva as capacidades de fomento à pequisa maçônica regular e baseada em metodologia científica;

O então Grão Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo, Irmão Ronaldo Fernandes, no dia 31 de janeiro de 2019, emitiu Ato criando a Augusta e Respeitável Loja de Pesquisa Maçônica Quatuor Coronati São Paulo - nº 333, sem dúvida um passo importantíssimo para a qualidade da informação histórica da Maçonaria a ser buscada e compartilhada com os Irmãos.

Saliento que a natureza das pesquisas e trabalhos apresentados e avaliados pelas Lojas Maçônicas de Pesquisa é eminentemente documental e histórica, ou seja, dificilmente se encontram artigos que versem, por exemplo, sobre conceitos filosóficos ou simbologia pois estas áreas do estudo maçônico, apesar de igualmente importantes, suscitam, via de regra, interpretações pessoais e subjetivas.

A pesquisa, nos moldes praticados pelas Lojas de Pesquisa trabalham sobre fatos, atas, documentos e literatura devidamente referenciada.

Considerações Finais


Muitas Lojas existem que se dedicam aos propósitos aqui citados. Nem todas levam o nome de Quatuor Coronati, mas certamente a lenda dos Quatro Mártires Coroados nos remete ao árduo e sacrificante trabalho de se realizar uma pesquisa séria, por amor à verdade.


Nas lendas simbólicas de nossa Augusta Ordem há três "elementos" contra os quais trava-se uma permanente batalha: a Ignorância, o Fanatismo e a Tirania.

A Pesquisa séria sobre Maçonaria é um eficiente antídoto contra todos, direta ou indiretamente, pois esmaga a ignorância que é um dos principais ingredientes do fanatismo e, estes, por sua vez favorecem o domínio dos Tiranos.

Não é interessante, para governos autocráticos e ditatoriais, que a sua população tenha uma boa educação. 

A educação liberta na medida em que confere ao homem a consciência de sua dignidade e de sua posição na sociedade.

Também dificulta a propagação de dogmas ou "verdades absolutas" fazendo com que o ser humano utilize, de forma eficaz, o seu maravilhoso encéfalo. Viabiliza o questionamento e torna bem difícil que conceitos sejam impostos sem um fundamento lógico racional.

Clicando AQUI os leitores têm acesso a uma relação de diversas outras Lojas de Pesquisa espalhadas pelo mundo.

Caso tenham apreciado esta matéria, assinem nosso Blog e mantenham-se bem informados acerca dos artigos publicados.

Fraternais Saudações!





Postagens mais visitadas

Mario Vasconcelos

Minha foto
Brazil
Ouse buscar o conhecimento pelos seus próprios meios. Duvide. Questione sempre. Você será o único a desfrutar (ou sofrer) quando descobrir sua própria verdade.